Dr. João Félix, humanizado pela natureza chapadense

João Félix Dias nasceu na pacata Chapada dos Guimarães, mas desde cedo tomou gosto por leituras, músicas clássicas e pela natureza, obviamente. Estudou em escola pública durante toda a formação primária e do então segundo grau. É casado há 23 anos e tem dois filhos, o Pedro Augusto, 17 anos, e o João Pedro, 10 anos.

Ao chegar em Cuiabá para o cursinho preparatório não teve dúvida que Medicina era seu desejo profissional. Com a insuficiente base para ser aprovado no concorrido vestibular da UFMT, foram necessários três anos de muito estudo para ocorrer a tão sonhada aprovação. As notas do então vestibulando era suficiente desde o primeiro vestibular para aprovação em qualquer outro curso da UFMT, menos em Medicina.

Durante todo o tempo da faculdade, João Félix teve que trabalhar para se sustentar na “cidade grande”. Com isso, foi cedo acompanhar o serviço de obstetrícia no Hospital Geral, onde ganhou muita experiência e segurança nas cirurgias e se apaixonou de vez por partos normais.

Trajetória profissional – Aos 27 anos concluiu o Curso de Medicina na UFMT, passou um ano como médico do exército em Bela Vista (Mato Grosso do Sul). Em seguida fez residência em Ginecologia/Obstetrícia pela UFMT; depois Mestrado na mesma instituição. Há três anos concluiu Doutorado em Ciências da Saúde pela USP, em São Paulo.

Há quinze anos Dr. João Félix começou a docência na atual UNIC; há oito é professor concursado da UFMT e há quatro é professor no Univag. Foi por muito tempo plantonista no Pronto Socorro de Cuiabá e há 15 anos se dedica a pacientes do Pronto Socorro de Várzea Grande.

O quase psicólogo – No consultório particular o Dr. João Félix também exerce, com toda paciência e bom humor do mundo, sua vocação para psicólogo. As pacientes relatam nas mídias sociais ou pessoalmente apreço pela atenção redobrada que ele presta às grávidas. A segurança extrema é outro apontamento, além da humanização. Ele mesmo se declara “holístico”.

“Excelente profissional. Nada do que eu possa dizer pode traduzir a gratidão por ter encontrado um médico com características tão humanistas. O respeito ao paciente e a dedicação à profissão faz do Dr. João Félix um profissional realmente muito à frente de qualquer técnica. Mais do que um médico é um orgulho para a Medicina”, disse Patrícia Azevedo, na página do Dr. João Félix no facebook.

A calma para conversar longamente sobre as queixas das pacientes levou o Dr. João Félix a criar o Projeto “Papo de Obstetra”, onde ele e convidados de outras áreas da saúde falam por três horas sobre assuntos relevantes para as mulheres. O mesmo Papo de Obstetra faz sucesso entre as pacientes no grupo de whats.  Em breve será lançado o site Papo de Obstetra e implementadas outras ações voltadas à melhor informação possível para as pacientes, sejam mulheres em idade fértil ou não.

Nos últimos sete meses a Encanto teve o privilégio de prestar consultoria estratégica e de comunicação a esse profissional primoroso. Continuaremos a acompanhar de muito perto a trajetória humanizada deste ginecologista obstetra que tem como missão dar boas vindas à vida.

Instituto OCA: O olhar que acolhe!

A administradora de empresas Gianeh Borges é ícone da abordagem sistêmica em Mato Grosso. Especialista em Comportamento Humano nas Organizações pela UFMT, terapeuta  e  coaching  sistêmico, Gianeh  atua como consultora empresarial e treinamentos desde 1999 nas áreas de Gestão de Pessoas/Atendimento ao Público, Vendas, Liderança, Desenvolvimento de Equipes, entre outras áreas.

Há cinco anos um chamado consolidou e  ampliou  a  habilidade   pedagógica  e de articulação da  Gianeh Borges: o Instituto OCA, um sonho idealizado por ela, que busca o desenvolvimento individual e social por meio da Abordagem Sistêmica.

A atuação do Instituto OCA trouxe  uma conquista importante pra Mato Grosso: a realização da primeira Pós-Graduação na área, a primeira do Brasil. A iniciativa é do Instituto OCA , em parceria com a Faculdade SEDAC, em Várzea Grande.

A Educação Sistêmica permite ao profissional uma atuação mais humanizada e ampla, seja em âmbito pessoal ou das organizações. A Pós-Graduação estuda cientificamente as áreas de Educação, Direito e Saúde Pública. Entre o público participante estão médicos, psicólogos, terapeutas, religiosos, advogados, professores, entre outros.

Mais sobre a Abordagem Sistêmica -  foi desenvolvida pelo filósofo, teólogo e pedagogo alemão Bert  Hellinger,  é um método que amplia a visão profunda nas relações e é base de ações, intervenções, transformações e soluções para diversos problemas dentro das empresas (privadas e públicas), escolas e famílias.

 A Abordagem Sistêmica pode ser experimentada através do trabalho com as constelações e suas dinâmicas, levando a um caminho do conhecimento fenomenológico.

Nos últimos cinco anos a consteladora Gianeh realizou mais de 200 palestras em todo Mato Grosso, sendo muitas delas gratuitas. O atendimento na abordagem sistêmica é desenvolvido de diversas maneiras, por atendimento individual, workshop e projetos da Pedagogia Sistêmica.

O resultado dito por uma das alunas e incentivadoras Neusa Paiva, que também é terapeuta, revela muito sobre a nobreza da atuação da Gianeh. “A confiabilidade que a Gianeh/Oca nos transmite em sua fala, na postura pessoal, na postura profissional, nos impulsiona para onde quer que ela vá. É tudo bem olhado, tão bem cuidado e tão respeitado que o nosso corpo quer seguir adiante, não quer parar, dá sempre a sensação de quero mais disso, quero isso pra mim e para os meus”, assegura Neusa, com toda convicção e carinho.

OCA em ação – A liderança da Gianeh Borges é reconhecida internacionalmente. Tem sido cada vez mais frequentes os convites para ela   palestrar em universidades, workshops e demais movimentos ligados à abordagem sistêmica.

Em Mato Grosso a terapeuta   presta consultoria para a realização de cursos e aplicação na prática das constelações no mundo do Direito Sistêmico.  Recém inaugurada  a sede própria do Instituto OCA, a procura pelo espaço tem combinado com o perfil dinâmico, ousado e inventivo de sua idealizadora  Gianeh Borges. Praticamente todos os dias há no OCA uma formação, curso, workshop, é a centelha de luz se ampliando de forma permanente. 

OCA, Olhar  com amor – “Dizer algo a respeito de  Gianeh  e de seu instituto? A melhor forma é começar pelo significado do seu nome OCA = OLHAR COM AMOR, condiz com suas características e identidade.

O olhar é uma das características mais lindas do ser humano. Através do olhar demonstramos amor, compaixão, alegria, acolhimento, perdão, compreensão. No livro de Marcos, no Novo Testamento, encontramos muitas passagens que falam sobre o olhar de Jesus.

“O olhar de Jesus é aquele que nos acolhe, abraça, traz para perto, familiariza. O mais bonito é que o olhar da OCA, vem acompanhado de ações que tem essas características. Ele trabalha com a Pedagogia Sistêmica do Amor que atua paralelamente com a Pedagogia de Jesus, que é a pedagogia do AMOR! Gianeh, sou sua grande admiradora” – Irmã Anete  Pedó.

A irmã Anete tem 80 anos e fez os cursos de Pós  Graduação e Extensão promovidos pelo Instituto OCA.

A Encanto teve o privilégio de acompanhar os últimos sete meses da atuação   profissional  da Gianeh  Borges, prestando consultoria de estratégia e comunicação. A conclusão é: conviver com  a  Gianeh é a certeza de aprendizado e vivência única. O sorriso da terapeuta expressa toda a amorosidade como ela toca diariamente tantas almas.

Gianeh, não só você se sente “grande” após a consultoria Encanto, nós nos sentimos gigantes por conhecer uma líder e pessoa tão generosa e competente quanto você!

 

 Texto: Jornalista  Creuza Medeiros

Divino Fuxico, expressão máxima do bom gosto e Fé na vida

O capricho e a harmonia saltam aos olhos, a identidade das mandalas do Divino Fuxico é expressa em cada mínimo detalhe. Sim, com orgulho,  Cuiabá tem duas entre as melhores “fuxiqueiras” do Brasil:  Eliette Botelho e Clarissa Botelho. Hoje a marca vende os produtos em Cuiabá, no Brasil e no mundo.

O amor é profundo pela arte de fazer fuxicos e montar as mandalas, placas e quadros impecáveis.  Eliette Botelho é cuiabana e sempre amou técnicas manuais.  Mas, há cerca de três anos, uma perda irreparável a lançou de vez para o mundo colorido dos tecidos.

 

Superando a dor da perda do marido Hermes, incentivada pela filha Clarissa, foi revelada a exímia artista Eliette Botelho. O mundo que havia ficado sem cor após 30 anos de um casamento feliz, voltou a ter cor e razão de ser, pouco a pouco.

As primeiras peças foram vendidas na Loja Armazém da Creuza, bastou uma semana para chegar mais encomendas e por aí foi crescente a profissionalização. Participação em eventos selecionados, no Espaço Magnólia, até a conquista do próprio espaço. Hoje o Divino Fuxico tem uma parede inteira para chamar de sua dentro da Loja compartilhada Magnólia, no espaço de mesmo nome, na Rua 24 de Outubro.

A filha Clarissa, de incentivadora da mãe virou o braço direito, a sócia, a companheira inseparável e a compradora dos tecidos mais inusitados, lindos e de qualidade. A harmonização das peças conta com a contribuição decisiva da artesã Ciça.

Quem atesta a qualidade dos produtos Divino Fuxico são os fãs clientes. “Tamanho bom gosto nas cores e combinações, além da qualidade excelente. As meninas parecem colocar doses enormes de carinho e amor no trabalho, por isso acho tudo de perfeito”, afirmou, categoricamente, Rosa Maria de Oliveira, na página Divino Fuxico no facebook. Os elogios chegam diariamente, a todo momento, na loja física.

Divino Fuxico é um case de sucesso. Mãe e filha levam a sério a profissionalização, com extrema responsabilidade, competência e dedicação. A Encanto teve o privilégio de prestar consultoria estratégica e de comunicação para a marca, com resultados certeiros.  Novos produtos foram lançados com  absoluto  sucesso, a comunicação foi aprimorada, houve reposicionamento da marca e, em breve, Divino Fuxico vai estrear as vendas online.

Divino Fuxico é mais que objetos, distribui fé, cura, amor, amizade, alegria, harmonia e esperança. Essa história divina promete inúmeros novos capítulos para orgulhar Mato Grosso!

Texto: Jornalista Creuza Medeiros

Mila e Thais, unidas pela ciranda da Maternidade consciente!

Mentes criativas e corações sensíveis,  assim definimos  as amigas Mila Miranda e Thais Paes. Elas são unidas pelo desejo de sempre prestar  informações corretas sobre a família e os filhos no primeiro período da infância. Em vários projetos comuns as empreendedoras orientam sobre maternidade consciente, saudável e feliz, pautadas em praticidade, ludicidade e beleza.

As empreendedoras são focadas em ajudar as mulheres, mães, avós  e pais na árdua tarefa de resgatar o papel da mãe e da família, e, por consequência, melhorar a sociedade um pouco caótica da atualidade.  

E, como milhares de mães pelo Brasil afora, o engajamento de Mila e Thais com o mundo materno floresceu após o nascimento das filhotas Bianca e Sofia. Mila, advogada, ao ficar grávida, sentiu muita falta de informação correta. Quis saber mais sobre maternidade, mergulhou nas leituras e tomou gosto pela área, nascendo ainda o Blog de sucesso Mundo da Mãe.

 

Com a nutricionista Thais o processo foi semelhante, na hora da alimentação da Bianca, o negócio pegou, foi então que  vingou a ideia de levar até a casa das mamães dicas de como fazer as primeiras alimentações para os bebês (período considerado dramático). O mote é sempre o alimento preparado na hora, de forma saudável e  divertida. Thais Paes é mestra na didática e no conteúdo para esse tipo de ação.

Nesses anos de parceria consolidada as amigas fizeram eventos como o Meu Pequeno Chef (com atração  do Luigi Montez, apresentador nacional do tem criança na cozinha); gravaram vídeos; elaboraram eventos de Páscoa ao ar livre (com gincana) para 40 mães e suas crianças.

Em 2016 as duas organizaram dois eventos com o Dr. José Carlos Machado, pediatra escolar, referência nacional em educação infantil, palestrante há mais de 30 anos. Em comum Thais e Mila tem paixão por eventos mais “orgânicos”, que tirem as crianças da frente de celulares e games e os levem a curtir a simplicidade da vida. E de quebra, as mães também vivenciam experiências ímpares.

 

 

 

 

Mais sobre elas!

Thais Paes – A nutricionista tem vasta carreira na área da Nutrição, tendo trabalhado em restaurante conceituado da cidade, gosta da cozinha, mas de forma mais lúdica, e direcionada para o público infantil, precisamente os bebês são suas grandes paixões. O gosto por ensinar crianças a se alimentar bem começou há três anos e virou missão de vida, que desempenha com extremo zelo, seja na residência da cliente ou nas escolas parceiras.

 

Mila Miranda – Mila Miranda é advogada, idealizadora e editora do Mundo da Mãe por paixão e vocação, se dedica a temática da família e maternidade, focada em conteúdo com responsabilidade, centrando na maternagem consciente. Mila  aflorou a paixão pelo assunto  após o nascimento da filhota Sofia, há quatro anos, menina fofa carinhosamente chamada de “Pisquila”, sempre vista nas mídias sociais da mamãe Mila.

No seu Blog Mila fala de assuntos diversificados, desde os mais amenos a temas polêmicos, mas sempre preocupada com a informação correta, aprofundada. Tanto que o instagram  Mundo da Mãe conta com quase 70 mil seguidores.

O encantamento de Mila e Thais  -  A vivência na consultoria Encanto durante mais de três meses uniu ainda mais as duas amigas. Extremamente dedicadas, elas fizeram uma profunda imersão no modelo de negócio, definiram estratégias e ações conjuntas.

 

O desejo de realizar várias coisas ao mesmo tempo foi substituído por eventos cuidadosamente elaborados e pensados.  Mila e Thais gostam de falar olho no olho, com aconchego. Um dos eventos realizados em novembro foi a palestra com o Dr. José Carlos Machado, neste novo formato: um bate papo intimista com dez mães e pais no Espaço Magnólia. O tema? Birra. Foram duas horas intensas, de aprendizado ímpar. Assim a dupla vai construindo uma profunda história de amizade, cumplicidade e profissionalismo.

Sobre o trabalho da Encanto?

"A Encanto me deixou ainda mais confiante e motivada. Ideias não me faltam, porém precisamos ter foco e objetivos. Com a consultoria dessas mulheres encantadoras enxerguei por onde devo seguir, qual caminho percorrer para chegar onde quero. Então, só tenho a agradecer por toda a atenção e carinho de como trataram dos meus sonhos", disse Thais Paes.

"O processo de consultoria na Encanto foi de profundos questionamentos e reflexões. A cada encontro saímos com a cabeça fervilhando de ideias e com o coração repleto de alegria. Tenho certeza que ajudará a mim e Thais a alcançarmos novos e mais altos voos", revelou Mila Miranda.

Vínculos profundos, entretenimento e formação estão nos planos da dupla  Mila e Thais, nessa intensa ciranda de amor pela maternidade consciente, e feliz!

 

 

 

Cozinha Arte da Rapha: Saúde e longevidade!

Partilhar, renovar, nutrir, chegar ao coração são verbos adequados para definir a alma do cozinheiro. A conexão com emoções intensas e a prática do amor, de forma mais natural possível, também são outros adjetivos apropriados para o verbo cozinhar.

A Raphaela  Guimarães, ou “Rapha”, para os íntimos, sabe bem como é  isso. Foi iniciada no mundo da comida caseira mineira  pela sogra. Na infância foi a avó que a ensinou a ter os primeiros olhares diferenciados pela gastronomia, colocando comida para ela fazer em panela de barro, no fogão pequeno.

Hoje,  defende arduamente o que a comida funcional pode oferecer: longevidade;  auto  estima; disposição;  vida; energia; força; resistência, entre tantas outras vantagens.

Na rotina da Rapha, responsável pela área gourmet de umas das mais conceituadas clínicas de Cuiabá, a Longevittá, uma das missões da chef é, por meio da comida, despertar o prazer da alimentação saudável. “Amo convencer as pessoas a regarem a saúde desde cedo”, confessa, Rapha.

Há cinco meses a Raphaela  empresta seus dotes culinários na referida Clínica, ela não trabalha com cardápio fixo. Claro, toda pessoa extremamente criativa como a chef, gosta de inventar a cada dia composições diferentes. “Essa coisa de alimentar as pessoas me dá ânimo”, confidencia a simpática Rapha, com os olhos da cor do mar, ainda mais intensos.

Rapha também conta ser apaixonada por prestar assessoria na casa do cliente, onde ensina muitos detalhes sobre comida saudável, desde os utensílios apropriados até os demais detalhes (e são muitos). Entre um de seus ensinamentos está o de ensinar a montar uma refeição colorida (quanto mais presença de cor, mais saudável é).

A assessoria pode ser individual ou para pequenos grupos de mulheres (de 3 a 5, no máximo – que é mais econômico, inclusive). A chef conta que ao final da assessoria é servido um brunch completo de comidinhas funcionais e saborosas.

As comidinhas salgadas da Rapha são incríveis, mas ela guarda um segredo mágico com os doces, são extremamente saborosos e elegantes. O doce de leite então... só experimentando para confirmar como é tudo verdade.

Rapha e a Encanto -  Uma cliente apresentou o mundo saudável da Rapha para a Encanto. Foram muitas reuniões, visitas e degustações e uma certeza: a comida funcional é a vida da Rapha, foi o conhecimento deste novo jeito de alimentar o corpo e o espírito que “salvou” a  vida dela, como a própria nos conta.

“Eu tinha 50 quilos a mais, no Rio de Janeiro meu médico disse que deveria escolher entre morrer e viver. Foi então que mergulhei no mundo da cozinha funcional, descobri o prazer de comer de modo saudável e então desenvolvi minhas próprias receitas”, confidencia Rapha, uma autodidata.

Nestes quase três meses de repensar conjuntamente sua trajetória ressurgiu uma chef ainda mais disposta a realizar boas receitas criativas e inovadoras, com muito mais foco e consciência da importância do seu trabalho.

Sabe por que, com orientação da consultoria Encanto, agora a marca da Rapha leva arte no nome, passando a se denominar Cozinha Arte da Rapha? Porque a chef  também é artesã arteira, artista,  adora desenhar divinos (especialmente). E leva a paixão artística para as criações dos pratos, todos os dias!

Então,  Rapha,  continue a adoçar os corações cuiabanos com suas criações mágicas, nos fazendo trilhar até as raízes da infância, um dom que somente o alimento (símbolo máximo da comunhão) sabe fazer com tanta maestria. Viva a sua liberdade criativa, em toda magnitude!

 

 

 

 

Deize Águena, diva musical cuiabana!

Jogadora, educadora, matemática, um Ser com alma poética musical, assim é a cuiabana de “tchapa e cruz” Deize Águena, que se revelou para os palcos ainda em 1985. Desde então ela movimenta a cena musical cultural cuiabana, com cor, sensibilidade e visão estratégica.

Hoje é produtora do Trio Brasilis, de outros músicos e faz shows, muitos shows,  na vida cotidiana e nos palcos. Bem... no  palco é o lugar que ela se sente mais confortável e mais  Deize, na total plenitude.

A cantora é ligada  no 220 volts, como ela própria gosta de anunciar.  É estudiosa, faz  todos cursos relacionados à produção no Sesc. Tem estreita ligação com o mundo musical nacional e até internacional (tem amigos em várias partes do mundo).

A maturidade e visão de águia transformam  Deize em produtora empresária com grande maestria. Habilidades e qualidades não faltam a ela para auxiliar em sua missão de mundo: perspicaz, sensível,  antenada, moderna, trabalhadora são alguns dos adjetivos aplicados a esta cuiabana com alma afro indígena, que, como poucos, defendem com ardor  os valores culturais de Cuiabá.

Deize   gosta de se envolver em vários projetos ao mesmo tempo e tem controle emocional para fazer todos com o mesmo capricho. Mas entre todas funções que desempenha, uma é a prioridade das prioridades: cuidar da linda mamãe. Assim caminha, cantando e sonhando, Deize  Águena, conhecida por seu gosto estiloso  em se vestir e com suas bijuterias sempre em harmonia com o look do dia.  Nos shows ela simplesmente arrasa nos figurinos.

Deize e a Encanto – Como tem ideias fervilhantes, Deize Águena procurou a Encanto Ideias em Negócios querendo abrir horizontes, ampliar o olhar, aprimorar sua comunicação com o mundo. Fizemos uma profunda imersão durante mais de três meses. A cuiabana cantora estava num momento reflexão, se descobrindo mais.  Após um trabalho minucioso de mergulho em seu modelo de negócio, surge uma   Deize com todo pique dos 220 volts novamente. E, neste processo de amadurecimento e aprimoramento profissional, uma certeza: Deize é 100% alma cuiabana, tem vocação nata para apoiar novos talentos.

Nos bem aproveitados encontros com a equipe Encanto,  Deize falou, recitou, cantou, mergulhou no seu profundo Eu musical.  Reviu trajetória, computou alegrias, cantou em versos e prosas algumas reflexões profundas do seu íntimo.  Como uma sereia emergiu do mar, começou a encantar com suas serenatas,  e planeja muitas melhorias sustentáveis em sua carreira musical.

Seu olhar de águia mira o sucesso, cava, supera, tenta, realiza, enquanto seus sonhos secretos vão se revelando. Nasceu  uma Deize mais focada, determinada e livre, mais que nunca, para sonhar e realizar, verbos que pertencem a ela, com enorme propriedade.

Com sua sensibilidade ímpar, surfa pelos vários mundos dentro de um só,  capacidade rara, mas que Deize sabe exercitar com maestria musical.  Como dizem os sortudos que ganharam produções impecáveis de serenatas nos últimos meses (outra dica da consultoria Encanto), a existência da cantora Deize “deixa a vida mais leve e bela.”

Sobre a consultoria Encanto, Deize Águena disse que "com os olhos externos profissionais a Encanto desenhou e trouxe soluções esclarecedoras, como vender os produtos ressignificando os antigos e preparando melhor os novos. E tudo isso com muita leveza na construção".

 


Antes de concluir,  não poderíamos deixar de citar a  Deize amiga, a equipe Encanto desconhece alguém que dedica mais carinho e atenção aos queridinhos do coração. Ela cuida de cada detalhe, adora presentear, mimar e encantar.

 

Vá, Deize, ser cantora Encanto, nos encontramos por aí, afinal, nossa alma também é seresteira!

 

 

 Texto: Jornalista Creuza Medeiros

 Fotos: Divulgação; Rildo Amorim e Pedro Ivo

 

Transformar vidas, verbo sistêmico!

Vivência profunda, envolvente, transformadora, grandiosa, amorosa, que mostra o caminho do conhecimento e nos faz sentir parte do sistema maior que é a vida. É um novo jeito de olhar para o  todo.

O amor que gira o mundo

São apenas parte das definições dos sentimentos revelados pelos participantes do módulo  Saúde, do Curso de extensão em abordagem sistêmica fenomenológica com os mestres Gianeh Borges e Renato Bertate (realizado de 10 a 13 de novembro, no SEDAC, em Várzea Grande), idealização do Instituto OCA - cliente da Encanto Ideias em Negócios.

Viver a abordagem sistêmica permite entender mehor a dinâmica do que está escondido em nossos medos, angústias, tristezas, desânimo, doenças,  ansiedade, nas dificuldades de nos relacionarmos com nós mesmos e com o mundo, a começar pelas famílias.

O Doutor João Félix Dias, professor, ginecologista e obstetra, foi fisgado pela temática. O resultado? “Foram quatro dias imerso na natureza humana, em um nível de profundidade que desconhecia. Ouvir cada relato, presenciar cada constelação me abriu os olhos para a percepção do universo que cada um de nós  representamos. Emergi com visão renovada, sensibilidade exacerbada para o lado mais belo do ser humano”, confidenciou.

 

Os mestres Gianeh e Renato

A terapeuta, professora e administradora Gianeh Borges, pioneira no Brasil em formatar e realizar curso  de extensão e pós graduação em abordagem sistêmica, já realizou mais de 200 palestras sobre a temática. Gianeh é reconhecida por bem mais que sua enorme capacidade técnica.

Não faltam a ela os adjetivos – ditos com muita convicção e verdade pelos alunos- como seriedade, ética, amorosidade, simplicidade, confiança, generosidade, força, persistência.

No curso coube a ela conduzir com maestria vivências para aprimorar a percepção do outro,  além de claro, espalhar afeto e cuidado, sempre apoiada pela assistente Priscila  Muramatsu.

Renato Bertate, médico holístico, o primeiro a ministrar treinamento em constelação familiar no Brasil, conhecido pessoal do Bert Hellinger (o idealizador da constelação familiar) deixou fãs fervorosos em Cuiabá em seus dois dias de trabalho no Curso de extensão sistêmica.

Aliando profundo conhecimento da parte física e da alma, Renato Bertate foi pontual em suas colocações, com conhecimento de causa e amor  fora do comum.

Renato Bertate fez perceber que a doença sempre está a serviço de algo. “Após a cura a pessoa se transforma numa pessoa mais consciente, amorosa e ampla. A doença não se dissocia de questões pessoais”, alertou Renato.

O médico constelador ressaltou que a doença é uma porta que permite olhar para algo que não estamos nos relacionando. “É a aceitação de algum detalhe da nossa vida”, pontuou.

A transformação real

A fala de todos os formandos foi quanto à  transformação operada em suas vidas a partir da vivência no curso. As declarações foram recorrentes na direção da melhoria enorme no relacionamento com a família, no auto conhecimento, na calma, amorosidade. Também os relatos foram para a maior fortaleza do coração e entendimento do propósito de vida.

“Para mim os movimentos foram incríveis participando deste curso, melhorou a relação com a minha família, a essência de tudo isso é imensurável. Agora tenho certeza do meu propósito de vida, me entendo como um ser sistêmico”, disse a master Coach, Carine Silva.

Música a serviço da alegria

A despedida do Renato Bertate em Cuiabá, no sábado à noite, foi movida por  música boa em formato de serenata, pelas presenças  da cantora Deize Águena (seresteira mor da cidade) e do Flair Carrilho. As letras falaram direto ao coração dos participantes. A comunhão foi explicitada, a emoção inevitável.

 

No domingo o encerramento contou com a irreverência e música de qualidade do Grupo Alma de Gato, um momento incrivelmente animado e feliz, inclusive para os cantores, como conta o Gilberto Nasser, o gato mor.

“Gianeh, eu e meus colegas do  Alma de Gato nos sentimos felizes e realizados por participar de um evento tão bonito. Lá as pessoas estavam alegres e em comunhão com Deus e isso favoreceu nossa cantoria que se revestiu de muita emoção.

Alguns cantores confessaram depois que ficaram com a voz embargada em diversos momentos, porque viram muitas pessoas emocionadas na plateia. Como você  sabe, já temos 12 anos de estrada, mas essa apresentação de domingo foi uma das mais marcantes da nossa carreira. Vocês  são pessoas de luz, que nos fizeram sentir em casa”, declarou, lindamente.

Outro ponto alto do encerramento foi a cumplicidade dos dois lutadores incondicionais pela causa sistêmica, a Gianeh Borges e seu marido Carlos Borges, que relatou a transformação que as constelações familiares promoveram na vida da família deles. “Por isso hoje sou um soldado da causa”, disse Carlos.

Em fevereiro próximo o Instituto OCA vai abrir nova turma do Curso de Extensão em Abordagem Sistêmica Fenomenológica. Acompanhe as novidades pela página no facebook Insituto OCA ou pelo whats 65 9933.7045.

Enquanto isso... o movimento segue em constante evolução, a serviço do olhar, curar e amar.

Afinal...

“Quem está entregue à alma, vive a vida” – Renato Bertate

 

 Com fotos do Pedro Ivo

 Texto: Jornalista Creuza Medeiros

 

Delicadeza gera amor!

"Delicadeza nas palavras gera confiança. Delicadeza no pensamento gera profundidade. Delicadeza no doar-se gera amor" (Lao-Tse).

A Encanto Ideias em Negócios tem em sua premissa filosófica de existir a delicadeza no agir, sentir e reinventar. Somos duas comunicadoras atentas ao significado das imagens e nas mensagens não aparentes das palavras. Onde estivermos os detalhes e delicadezas terão lugar garantido. Nossas reuniões com os clientes, uma a uma, passam por momentos prévios de delicadeza, que tentamos estender durante o tempo que durar o encontro. Entendemos que a delicadeza passa, obrigatoriamente, pelos detalhes, por isso eles povoam nossa vida pessoal e profissional.

Buscamos outro poeta para nos encher de delicadezas: o Manoel Bandeira: "Eu gosto de delicadeza.
Seja nos gestos, nas palavras, nas ações, no jeito de olhar, no dia-a-dia e até no que não é dito com palavras, mas fica no ar"...

Bem vindo à seleção de delicadezas e detalhes colhidos nesses três meses de vida da Encanto. Sempre que possível revisitaremos esse lugar de onde jamais desejamos sair: a delicadeza profunda do existir!

PS: As fotos profissionais desta matéria são do Pedro Ivo.

 

Coletivo Magnólia é a primeira loja colaborativa de Cuiabá

 Com fotos do Raphael Joanucci

“Ideia ótima”;  Combinação ótima de produtos”;  Loja linda”;  “Que atendimento perfeito”!  Foram alguns dos elogios que a  equipe Coletivo Magnólia ouviu desde a quinta feira, 29 de setembro, após a inauguração da loja. Detalhe: O Coletivo é a primeira loja colaborativa de Cuiabá  e  funciona na Rua 24 de Outubro.

                                                              A Encanto é Coletivo Magnólia!

                                                             A diretora de Estratégias e Inovação da Encanto, Fernanda Arantes

                                                            Rafael Albertoni aprovou o Coletivo

                                                              Uma das ícones brasileiras da Economia Criativa, Rafa Cappai

A intenção das mulheres empreendedoras é firmar o conceito da Economia Criativa, aliás, elas acreditam piamente que a diferença no mundo é feita no plural e não no singular. Todos os detalhes do espaço colaborativo foram definidos conjuntamente, desde o layout da loja, às sacolas (todas feitas à mão), à política de comercialização, vendas e divulgação.

São seis marcas participantes, todas oriundas de eventos realizados no Espaço Magnólia, como a Cria Mamãe e Bebê e Feirinha  da  24.

O Coletivo Magnólia é formado pelo Armazém da Creuza (produtos artesanais diferenciados); Divino Fuxico (mandalas  e produtos com fuxico); Camila Pasinato (ilustrações); Faz de Conta Brinquedos Artesanais (mimos lúdicos); Insight Coletivo (objetos com design) e Nina Martins (bodies  orgânicos para bebês).

O Coletivo  Magnólia abre de segunda à sexta, das 12h30 às 18h30. Aos sábados, das 9 h às 15 horas (e fica na Rua 24 de Outubro, 937, Espaço Magnólia). Visite  a página Coletivo Magnólia no facebook ou no instagram e fique por dentro das novidades. Fortaleça a cadeia criativa, consumindo produtos feitos na nossa cidade!

 

 

 

 

Planejando negócios encantadores!

A primeira semana de reuniões de planejamento da Encanto com seus clientes foi proveitosa e única. Foram quatro horas em média com cada marca, mas a sensação real foi de muitas horas a menos, tanto para as assessoras quanto para os assessorados. Sinal que a ferramenta utilizada é de fato um diferencial Encanto. Os sorrisos largos, mesmo antes da avaliação final, demonstraram a aceitação e eficiência da metodologia proposta.

                                                             Tocera Pizza de Rua, negócio em família

A diretora de negócios e inovação da Encanto, Fernanda Arantes, é especialista na aplicação do canvas do modelo de negócio, o mesmo utilizado em empresas inovadoras de várias partes do mundo. Uma das vantagens da ferramenta é a praticidade e objetividade, permitindo ao cliente ter um visão global e clara do atual modelo de negócio.

A primeira a ser atendida foi a cantora Deize Águena, que tem um vasto repertório musical e sabe como poucos equilibrar a razão e emoção (como boa Matemática que é). Ao final das quatro proveitosas horas, ela declarou que "a ferramenta utilizada pela Encanto dá mais clareza e menos incertezas".

                                                             Cantora Deize Águena

 

As amigas e parceiras de trabalho, Mila Miranda e Thais Paes, também foram atendidas pela consultoria Encanto. O ponto de comunhão das duas é a maternidade/primeira infância. A Mila tem um Blog  chamado Mundo da Mãe. A Thais Paes é nutricionista e tem grandes  paixões, uma delas é atuar na  fase da introdução alimentar para bebês. As duas empreendedoras realizam eventos juntas e almejam voar mais longe ainda. 

                                                             Thais Paes e seu modelo atual de negócio

                                                             Mila Miranda orgulhosa de seu trabalho

 

A equipe Tocera Pizza de Rua, formada por Marcos Rondon, Daniel Rondon e Danúbia Rondon, também curtiu a primeira etapa do trabalho da Encanto. "Achei prático e objetivo fazer este planejamento", concluiu Daniel. As quatro horas com olhar voltado ao negócio deles foram valiosas, repletas de um olhar cuidadoso e preocupado com a melhoria constante dos processos da saborosa marca Tocera.

                                                             Tocera em ação

 

As fuxiqueiras Eliette Botelho e Clarissa Botelho, do Divino Fuxico, fecharam a primeira rodada do atendimento Encanto. As duas  ressaltaram a importância da ferramenta utilizada no encontro. "Organizou melhor nossa visão sobre o negócio Divino Fuxico. Tomamos posse real da situação. Confio a vocês nossa marca", declarou Eliette.

                                                             Divino Fuxico, cem por cento dedicação

Divino Fuxico: encanto da vez!

 

Proteção, beleza e fé são a síntese do trabalho Divino Fuxico Cuiabá, marca afetuosa da mãe e filha, Eliette Botelho e Clarissa Botelho, respectivamente. A história de amor da “Dona Eliette” com artesanato começou há mais de 40 anos (na escola infanto juvenil, no Rio de Janeiro), mas o apogeu da carreira teve início há três anos, na Rua 24 de Outubro.

O segredo guardado  em casa e para os felizardos parentes que ganhavam presentes feitos à mão por Eliette (como colchas, tapetes e caminhos de mesa), foi ampliado para o público após uma perda importante para a artesã, até então dona de casa.

Após a viuvez da mãe em 2013, Clarissa Botelho, a Ciça, vendo a profunda tristeza dela, a  matriculou num curso de computação e em seguida a presenteou com um computador de mão. Aí começaram as pesquisas e a paixão pelas mandalas de fuxico.

A filha sempre foi a apoiadora número um da mãe e rapidamente se transformou em artesã de mão cheia, sendo sua especialidade a harmonização das peças, que agora não se resumem a mandalas, mas a quadros e lembranças para as mais diversas ocasiões (nascimento, batizados, casamentos).

Ganhando mercado - As primeiras vendas foram no Armazém da Creuza (atualmente o ponto de venda fixo da marca) e também na Feirinha da  24 e demais eventos do Espaço Magnólia (onde fica o Armazém.).

Em três anos o trabalho, que sempre foi meticuloso e caprichado, foi validado pelo público local, nacional e até internacional (não são raros os presentes enviados  por fãs Divino Fuxico para várias partes do mundo).

Se o público tem grande prazer em adquirir peças divinas, o prazer se aplica à dupla “fuxiqueira do Bem”. “Temos muita alegria em trabalhar juntas, o tempo passa sem a gente perceber, e aumenta cada vez mais nosso vínculo”, assegura Clarissa. A superação da artesã Eliette é motivo de orgulho, honra e grande admiração para toda a família, amigos e clientes.

O bom acabamento das criações e o profissionalismo da dupla fuxiqueira atrai olhares, inclusive da mídia local cuiabana, que já mostrou diversas vezes o trabalho meticuloso, cuidadoso e perfeito do Divino Fuxico Cuiabá, a marca é um case de sucesso. É seguramente um dos trabalhos em fuxico mais primorosos do Brasil.

Profissionalização da marca - Após esse crescimento sustentável e profissional, a marca continua a escalar novos degraus e sonhos. A artesã mor Divino Fuxico, Eliette Botelho, acabou de concluir um processo de formação em coaching com a Pipou Consultoria e Coaching.

“Nesta formação descobri várias habilidades e competências  até então adormecidas em mim, hoje tenho mais segurança, auto confiança e realização pessoal e profissional”, reconhece Eliette.

Mas, como profissionais antenadas e decididas, Eliette e Ciça prosseguem rumo  a mais qualificação. Agora o Divino Fuxico Cuiabá vai mergulhar num profundo planejamento e revisão de suas estratégias de mercado e comunicação com  a Encanto Ideias em Negócios, empresa de soluções mercadológicas, criativas e inovadoras. Suas entregas são pautadas em teoria, prática e humanização.

                                                                                     Divino e Encanto, parceria nota dez

O resultado? Mais encanto e proteção para os fãs da marca, que não param de crescer. Divino seja!

Para conhecer mais o trabalho do Divino Fuxico Cuiabá acesse a página no facebook e instagram. https://www.facebook.com/Divinofuxicoeliette/about/?entry_point=page_nav_about_item&tab=overview

Também há o blog no endereço http://divinofuxicocuiaba.blogspot.com.br/

Contato pelo whats (65) 9994-2838.

 

Texto: Jornalista Creuza Medeiros

Fotos: Pedro Ivo e divulgação

Mais Artigos...

Transformar ideias em Encanto Icone negócios é nossa missão
    • Siga-nos

       

    • Contato

      Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

       

Download Free Premium Joomla Templates • FREE High-quality Joomla! Designs BIGtheme.net