• Home
  • Blog
  • Instituto OCA: O olhar que acolhe!

Instituto OCA: O olhar que acolhe!

A administradora de empresas Gianeh Borges é ícone da abordagem sistêmica em Mato Grosso. Especialista em Comportamento Humano nas Organizações pela UFMT, terapeuta  e  coaching  sistêmico, Gianeh  atua como consultora empresarial e treinamentos desde 1999 nas áreas de Gestão de Pessoas/Atendimento ao Público, Vendas, Liderança, Desenvolvimento de Equipes, entre outras áreas.

Há cinco anos um chamado consolidou e  ampliou  a  habilidade   pedagógica  e de articulação da  Gianeh Borges: o Instituto OCA, um sonho idealizado por ela, que busca o desenvolvimento individual e social por meio da Abordagem Sistêmica.

A atuação do Instituto OCA trouxe  uma conquista importante pra Mato Grosso: a realização da primeira Pós-Graduação na área, a primeira do Brasil. A iniciativa é do Instituto OCA , em parceria com a Faculdade SEDAC, em Várzea Grande.

A Educação Sistêmica permite ao profissional uma atuação mais humanizada e ampla, seja em âmbito pessoal ou das organizações. A Pós-Graduação estuda cientificamente as áreas de Educação, Direito e Saúde Pública. Entre o público participante estão médicos, psicólogos, terapeutas, religiosos, advogados, professores, entre outros.

Mais sobre a Abordagem Sistêmica -  foi desenvolvida pelo filósofo, teólogo e pedagogo alemão Bert  Hellinger,  é um método que amplia a visão profunda nas relações e é base de ações, intervenções, transformações e soluções para diversos problemas dentro das empresas (privadas e públicas), escolas e famílias.

 A Abordagem Sistêmica pode ser experimentada através do trabalho com as constelações e suas dinâmicas, levando a um caminho do conhecimento fenomenológico.

Nos últimos cinco anos a consteladora Gianeh realizou mais de 200 palestras em todo Mato Grosso, sendo muitas delas gratuitas. O atendimento na abordagem sistêmica é desenvolvido de diversas maneiras, por atendimento individual, workshop e projetos da Pedagogia Sistêmica.

O resultado dito por uma das alunas e incentivadoras Neusa Paiva, que também é terapeuta, revela muito sobre a nobreza da atuação da Gianeh. “A confiabilidade que a Gianeh/Oca nos transmite em sua fala, na postura pessoal, na postura profissional, nos impulsiona para onde quer que ela vá. É tudo bem olhado, tão bem cuidado e tão respeitado que o nosso corpo quer seguir adiante, não quer parar, dá sempre a sensação de quero mais disso, quero isso pra mim e para os meus”, assegura Neusa, com toda convicção e carinho.

OCA em ação – A liderança da Gianeh Borges é reconhecida internacionalmente. Tem sido cada vez mais frequentes os convites para ela   palestrar em universidades, workshops e demais movimentos ligados à abordagem sistêmica.

Em Mato Grosso a terapeuta   presta consultoria para a realização de cursos e aplicação na prática das constelações no mundo do Direito Sistêmico.  Recém inaugurada  a sede própria do Instituto OCA, a procura pelo espaço tem combinado com o perfil dinâmico, ousado e inventivo de sua idealizadora  Gianeh Borges. Praticamente todos os dias há no OCA uma formação, curso, workshop, é a centelha de luz se ampliando de forma permanente. 

OCA, Olhar  com amor – “Dizer algo a respeito de  Gianeh  e de seu instituto? A melhor forma é começar pelo significado do seu nome OCA = OLHAR COM AMOR, condiz com suas características e identidade.

O olhar é uma das características mais lindas do ser humano. Através do olhar demonstramos amor, compaixão, alegria, acolhimento, perdão, compreensão. No livro de Marcos, no Novo Testamento, encontramos muitas passagens que falam sobre o olhar de Jesus.

“O olhar de Jesus é aquele que nos acolhe, abraça, traz para perto, familiariza. O mais bonito é que o olhar da OCA, vem acompanhado de ações que tem essas características. Ele trabalha com a Pedagogia Sistêmica do Amor que atua paralelamente com a Pedagogia de Jesus, que é a pedagogia do AMOR! Gianeh, sou sua grande admiradora” – Irmã Anete  Pedó.

A irmã Anete tem 80 anos e fez os cursos de Pós  Graduação e Extensão promovidos pelo Instituto OCA.

A Encanto teve o privilégio de acompanhar os últimos sete meses da atuação   profissional  da Gianeh  Borges, prestando consultoria de estratégia e comunicação. A conclusão é: conviver com  a  Gianeh é a certeza de aprendizado e vivência única. O sorriso da terapeuta expressa toda a amorosidade como ela toca diariamente tantas almas.

Gianeh, não só você se sente “grande” após a consultoria Encanto, nós nos sentimos gigantes por conhecer uma líder e pessoa tão generosa e competente quanto você!

 

 Texto: Jornalista  Creuza Medeiros

Transformar ideias em Encanto Icone negócios é nossa missão
    • Siga-nos

       

    • Contato

      Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

       

Download Free Premium Joomla Templates • FREE High-quality Joomla! Designs BIGtheme.net